domingo, 3 de junho de 2012

Solenidade da Santíssima Trindade

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...
Hoje nossa Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade, a festa do Deus que é Pai, que é Filho e que é Espírito Santo, uma trindade, um só Deus. Deus que é amor, que enviou seu Filho para nos salvar e que nos dá seu Espírito Santo para está ainda mais perto de nós. Invocar a Santíssima Trindade não é invocar três deuses, mas lembrar que temos um Pai que nos ama, um Filho que nos salva e um Espírito Santo que nos santifica. Tudo isto é mistério de Deus, é mistério de fé. Saber que ao traçarmos em nós o sinal da cruz, estamos confiando tudo que somos, tudo que temos a este Deus uno e trino. Não invoquemos a Santíssima Trindade de qualquer forma nem de forma errada, pois fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Traçamos em nós o sinal maior de nossa fé, a Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, Filho amado do Pai e que está conosco no mover do seu Espírito Santo que habita em nós.

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus no-lo pode dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. A Encarnação do Filho de Deus revela que Deus é Pai Eterno, e que o Filho é consubstancial ao Pai, isto é, que ele é no Pai e com o Pai o mesmo Deus único. A missão do Espírito Santo, enviado pelo Pai em nome do Filho e pelo Filho "junto do Pai" (João 15, 26), revela que o Espírito Santo é com eles o mesmo Deus único. "Com o Pai e o Filho é adorado e glorificado."
" O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão". Pela graça do Batismo "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28, 19) somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na terra, na obscuridade da fé, e para além da morte, na luz eterna.
"Fides autem catholica haec est, ut unum Deum in Trinitate, et Trinitatem in unitate veneremur, neque confundentes personas, neque sbstantiam separantes: alia enim est persna Patris, alia Filii, alia Spiritus Sancti; sed Patris et Filii at Spiritus Sancti est una divinitas, eaqualis gloria, coaeterna maiestas - A fé católica é esta:  que veneremos o único Deus na Trindade Santa, e a Trindade na unidade, não confundindo as pessoas, nem separando a substância: pois uma é a pessoa do Pai, outra, a do Filho, outra, a do Espírito Santo, igual a glória, coeterna a majestade".
Inseparáveis naquilo que são, da mesma forma o são naquilo que fazem. Mas na única operação divina cada uma delas manifesta o que lhe é próprio na Trindade, sobretudo nas missões divinas da Encarnação do Filho e do dom do Espírito Santo. (CIC, 261-267)

Nenhum comentário:

Postar um comentário